Artigos

Veja os últimos posts publicados neste tema:

01/09/2011 - 22:15
Lean manufacturing e os softwares APS
Artigo publicado na Revista Mundo Logística na Edição 22 (Maio e Junho de 2011): Abstract: As iniciativas do Lean Manufacturing têm sido amplamente difundidas nas empresas há muitos anos. Mais recentemente, os sistemas APS estão ganhando cada vez mais espaço e passam a fazer parte das prioridades das empresas. No entanto, ainda são raras as iniciativas conjuntas de implementação do Lean Manufacturing e das ferramentas APS, embora ambas tenham muita relação entre si e possam ser aliadas na busca pela eliminação das perdas produtivas e melhoria dos resultados operacionais. O artigo tem o objetivo de apresentar algumas abordagens conjuntas para a obtenção de melhores resultados a partir da utilização das tecnologias APS de forma alinhada com os princípios do Lean Manufacturing.
05/07/2011 - 21:07
Análise de Trade Off: Custos de Estocagem x Custos de Ruptura
É notório a todas as empresas - por mais estáveis e enxutas que sejam - que as incertezas e flutuações do mercado estão tornando a tarefa de balancear a oferta e a demanda cada vez mais complicada. A grande variedade de produtos, a customização exigida pelos consumidores, a flexibilidade e agilidade imposta pelos curtos prazos de entrega e tantos outros fatores criados pela complexidade do mercado acarretam em um problema na hora de acertar a quantidade e variedade de produtos que irão ser produzidos de forma a atender exatamente a necessidade da demanda. Artigo publicado pela ACCERA em Julho/2011.
10/03/2010 - 11:15
VMI: Estoque Gerenciado pelo Fornecedor
Artigo publicado na Revista Mundo Logística na Edição 14 (Janeiro e  Fevereiro / 2010): Abstract: Estabelecer alianças estratégicas entre fornecedores e clientes é um passo fundamental para contribuir positivamente no desempenho de qualquer cadeia de suprimentos e demanda. Uma aliança significa cooperar de tal forma que haja o compartilhamento dos riscos e das recompensas, atingindo uma performance superior àquela que seria possível agindo individualmente. Nessa linha, o presente artigo abordará os principais conceitos, tecnologias e aspectos a considerar em um projeto de implantação de uma das principais iniciativas de cooperação e integração em uma cadeia de valor: o VMI.
10/06/2009 - 10:55
Desafios e tendências na aplicação de sistemas APS no Brasil
Artigo publicado na Revista Mundo Logística na Edição 10 (Maio e Junho / 2009): Abstract: A implantação de ferramentas APS já não é mais privilégio de algumas poucas grandes empresas. São cada vez maiores os relatos de projetos em empresas dos mais variados portes e segmentos e também são cada vez mais frequentes os casos de sucesso onde se obtém resultados expressivos com esta tecnologia. Porém, como toda tecnologia que causa grandes mudanças diversos obstáculos surgem neste processo. Nessa linha, o presente artigo abordará alguns desafios encontrados e aspectos relevantes que devem ser considerados no momento de implantação do APS. Além de fazer uma revisão conceitual do tema, o texto tratará ainda de tendências futuras de aplicações da ferramenta.
15/08/2007 - 09:33
Sistemas Avançados de Planejamento da Produção
Artigo publicado no SIMPOI / POMS 2007 - X Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais Abstract: O presente trabalho se propõe a apresentar a implementação e análise do funcionamento geral de um Sistema Avançado de Planejamento da Produção - APS em uma empresa do setor moveleiro. Para tanto foi realizada a implementação do software Preactor no Sistema de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) da empresa. Os resultados do estudo apontam que a utilização do software APS nas atividades de gerenciamento da produção é uma alternativa conveniente e eficiente para potencializar um Sistema de PPCP e obter ganhos com a otimização dos planos de produção.
10/11/2005 - 10:03
A introdução de ferramentas APS nos sistemas de PPCP
Artigo publicado no Encontro Nacional de Engenharia de Produção de 2005: Abstract: As atividades de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) exercem um papel fundamental no desempenho de uma organização. Este artigo apresenta um estudo sobre o contexto do PPCP, as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas e as técnicas e ferramentas disponíveis. O estudo teve ênfase na avaliação da introdução de Sistemas de Programação com Capacidade Finita – FCS e Sistemas de Planejamento e Programação Avançados – APS nas atividades de PPCP. A análise revelou que estas ferramentas podem trazer resultados expressivos para as empresas.