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Unilever

Visibilidade e Gestão da Distribuição Visibilidade dos canais direto e indireto




Visibilidade dos canais direto e indireto Empresa

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A Unilever é uma empresa anglo-holandesa com presença em 190 países e atuação em quatro grandes categorias de bens de consumo: alimentos, limpeza, refreshment e cuidados pessoais.
 

A Unilever Brasil é a segunda maior operação da companhia no mundo com um faturamento anual de 14 bilhões de euros e uma forte presença da marca demostrada na liderança de seus produtos no mercado, atualmente, a Unilever é líder em 10 das 13 categorias em que atua no Brasil e está presente em 100% dos lares brasileiros.
 

A operação da Unilever possui 9 fábricas e 23 centros de distribuição espalhados pelo Brasil com objetivo abastecer o canal indireto e pulverizar a produção.

Desafio

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A complexidade no gerenciamento de um grande número de SKUs é intrínseca a uma companhia do tamanho da Unilever. Somente no Brasil, são mais de 1000 SKUs ativos sendo distribuídos e gerenciados entre todos os centros de distribuição.
 

Se por um lado, o canal indireto é fundamental para consolidar a presença da marca em todo território, por outro, dificulta a visibilidade da real demanda e encobre a volatilidade e variabilidade existente.
 

Nesse contexto, a Unilever buscou ter a visibilidade real do consumo dos produtos visando atingir o equilíbrio entre estoques e nível de serviço em todos os elos da cadeia de suprimentos.
 

A solução encontrada para combater todos esses desafios foi a implementação do ACCERA VMI.

Solução

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VMI (Vendor Managed Inventory) é um processo colaborativo de gerenciamento de estoques através da troca de informações, onde o fornecedor faz a gestão dos estoques de seus produtos nos distribuidores, podendo utilizar essas informações para planejamento de demanda e programação da produção.
 

O foco está em saber o que, quanto e quando pedir de cada um dos SKUs com o objetivo de repor os estoques, sempre mantendo a cobertura adequada e altos níveis de serviço.
 

Como as regiões, nordeste, norte e centro oeste possuem a maior representatividade do canal indireto, com as maiores variações de demanda, a Unilever optou por iniciar o projeto por essas regiões. A linha de produtos escolhida para fazer o piloto foi a de detergente em pó, pois possui um grande volume de vendas.
 

Inicialmente, todos os clientes foram visitados para apresentação do projeto e definição de próximos passos. Tais visitas também serviram como um marco na parceria entre fornecedor e distribuidores, pois em projetos de Supply Chain a colaboração entre os elos da cadeia é um fator fundamental para o sucesso.
 

Após a reunião inicial se estabeleceu um cronograma contendo as seguintes atividades: desenvolvimento dos arquivos de integração; validação dos dados enviados; treinamento dos usuários e operação assistida.

É importante ressaltar que em projetos de VMI é fundamental ter um alinhamento fino entre os stakeholders envolvidos, pois é necessário que todos entendam o processo estabelecido e suas responsabilidades individuais. Supply Chain tem o papel de gerar os pedidos na plataforma e acompanhar os indicadores de desempenho e os parâmetros que abastecem o sistema. Vendas passa ter um papel mais consultivo na atuação junto ao cliente, sugerindo campanhas e estimulando as vendas. A troca entre as equipes deve ser constante, pois qualquer alteração no processo pode ocasionar grandes impactos nos resultados finais.

Resultado

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- O foco principal do projeto foi o balanceamento dos níveis de estoque para garantir baixos estoques sem incorrer em rupturas. Com o acompanhamento constante dos pedidos foi possível zerar as rupturas existentes no cliente;

- Entendimento do comportamento da demanda, oriundo da visibilidade do canal indireto, possibilitou a diminuição dos níveis de estoque de maneira segura;

- Aumento do nível de serviço, que auxiliou no desenvolvimento do espírito de colaboração e confiança entre fornecedor e distribuidor;

- Aumento de faturamento;

- Maior visibilidade da demanda e das ações de mercado.

Depoimento

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"Para garantir uma excelente implementação e manutenção é fundamental o suporte de um parceiro de negócio. Nós selecionamos a Accera que possui tecnologia de ponta, atendimento diferenciado, boas referências no mercado e conhecimento e experiência da equipe. E eles nos deram suporte em todas as etapas do projeto e nos fornecem o software que possui os algoritmos e também a integração com os fornecedores”.
Henrique Moreira Antunes

 

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