Entre em contato:

Telefones
+55 (51) 3081.5300
+55 (11) 3036.5300

Ou mande uma mensagem


Wow Nutrition

Planejamento de Demanda e Operações Planejamento de demanda (S&OP)




Planejamento de demanda (S&OP) Empresa

001/005

A WOW NUTRITION é uma empresa nacional que atua no mercado de bens de consumo com foco nos segmentos de bebidas saudáveis e alimentos (produtos Diet e Light). De forma pioneira e inovadora, iniciou suas atividades em 1999 no Brasil com o lançamento do Caferazzi, primeiro cappuccino pronto para beber. Outra inovação da organização foi a criação do conceito de “Chá Verde pronto para beber”, participando atualmente como marca líder de mercado na sua categoria. A empresa é fruto da união entre a WOW, especializada no segmento de bebidas saudáveis, e a Gold Nutrition, uma das maiores indústrias do segmento de adoçantes no mercado nacional. A união entre as duas empresas ocorreu no ano de 2009 e essa movimentação tornou a WOW Nutrition referência e líder no mercado de bebidas e alimentos saudáveis.

A empresa possui o maior e mais moderno Parque Industrial de bebidas não alcoólicas da América Latina, localizado no Município de Caçapava, interior de São Paulo. Suas operações produtivas se concentram na fábrica de Caçapava – SP, com o total de aproximadamente 1100 funcionários. A WOW Nutrition é também a primeira indústria do segmento a obter a certificação HACCP referente à qualidade e higiene com classificação standard em alimentos, criada pela NASA (National Aeronautics and Space Administration), que é responsável pela certificação de sistemas de gestão que visam a segurança alimentar. 

Desafio

002/005

Para a WOW Nutrition, o principal desafio estava na velocidade de atendimento e na geração de cenários para a tomada de decisão na esfera de planejamento. O segmento de bebidas carecia de visões alinhadas e precisas da demanda cíclica prevista pela área comercial, apoiada por uma solução de previsão de demanda com a gestão da capacidade da fábrica. A capacidade fabril para o planejamento é ditada pelas linhas de envase, dedicadas a cada tipo de embalagem. A demanda cíclica está baseada na alta temporada de consumo de sucos, a qual exige alto percentual de uso da máxima capacidade nesse período, posteriormente utilizando com menor intensidade as linhas de envase.

Além da variação de utilização das linhas, os estoques de insumos e de produtos acabados têm grande impacto no cenário da empresa, pois um mesmo produto final pode consumir diferentes insumos, dependendo da oferta nos fornecedores, gerando assim uma complexidade no controle de utilização dos insumos para a produção. Os produtos acabados com data curta, ou seja, próximos da sua data de validade, têm negociação a parte dos demais produtos em estoques, gerando também um controle complexo dos estoques destes.

Com a determinação do planejamento das necessidades, o sequenciamento da produção exigia a criação manual das ordens de produção no EPR New Age, diariamente, para liberar a programação aos responsáveis pela execução. Outro desafio era o de analisar restrições como a capacidade de utilização de tambores de polpa e a capacidade da sala de mistura, no caso de produtos que usam soja. A quantidade de combinações de formuladores e pasteurizadores com as linhas de envase tornava inviável a alocação nos recursos de forma a atender à opção mais otimizada.

O Preactor foi a ferramenta escolhida para o atendimento das necessidades, em uma avaliação comparada a outros três sistemas, sendo esta a mais robusta e aderente ao processo. Após a decisão pela solução, a ACCERA foi escolhida como parceira para a implantação através da realização de visitas técnicas de benchmarking a atuais clientes que já utilizavam o Preactor, juntamente com a apresentação de uma modelagem protótipo.

Solução

003/005

Observando o cenário da WOW Nutrition e suas criticidades, foi desenhado um fluxo de atendimento ao planejamento e sequenciamento dos mais de 100 SKUs, envolvendo uma modelagem de AP (Advanced Planning), o ERP New Age, e uma modelagem de AS (Advanced Scheduling). Essa concepção de funcionamento foi desenvolvida através das discussões de processo entre a consultoria da ACCERA, a equipe de projeto da WOW Nutrition e os fornecedores do ERP.

Na etapa de planejamento, realizado na modelagem de AP, o usuário visualiza como entrada a previsão de demanda realizada pela área comercial. Ao simular os cenários, a correta distribuição da demanda possibilita o desligamento de linhas de envase que não serão utilizadas, gerando assim redução de custos diretos, visto que são linhas alugadas (terceirizadas) para a operação. As políticas de estoque foram definidas com foco na redução do inventário, garantindo o atendimento da demanda com produtos dentro do prazo de validade. Para a análise de produtos a vencer, foi desenvolvido um relatório de dias de validade dos estoques, auxiliando assim no controle dos produtos estão mais próximos de seu vencimento.

Os cenários feitos no planejamento são levados à reunião de definição do plano de operações no Processo de S&OP (Sales & Operations Planning), com a participação de todos os gestores e da Alta-Direção da WOW Nutrition. Com a escolha do cenário de planejamento e demais decisões sobre capacidade e estoques, a modelagem AP exporta para o ERP o plano de operações restrito definido. No ERP são criadas as necessidades de produção e a lista técnica que será aplicada para cada produto. A modelagem AP é também responsável pela explosão da necessidade de materiais, adicionando o papel de módulo MRP aos seus resultados.

Na importação de dados para a modelagem do Preactor AS, são recebidas as ordens geradas no ERP, com suas respectivas listas técnicas selecionadas no planejamento de operações. Ao executar o sequenciamento das tarefas de formulação e envase, algumas combinações devem ser respeitadas e outras não devem ocorrer, e isto é tratado através de restrições secundárias habilitadas no Preactor. De acordo com a lista técnica de cada ordem de produção, a utilização de tambores de polpa pode variar, e esta particularidade é também controlada por uma restrição, neste caso de capacidade de tambores utilizados por hora. Outra grande funcionalidade aplicada é a possibilidade de programar linhas de envase conjugadas, nas quais ocorre o envase de um mesmo SKU simultaneamente, tratadas pelo Preactor por um único recurso, porém com o dobro de eficiência no seu calendário. A principal regra utilizada no sequenciamento visa a redução de setup, tendo em vista que as trocas de máquinas variam de um simples enxágue até uma limpeza mais pesada conhecida pelo segmente de alimentos e bebidas como CIP (Clean in Place).

Com a definição da programação e as ordens selecionadas já firmadas, ocorre a exportação para o ERP, onde as ordens são geradas e ficam disponíveis para a produção. A programação gerada é apresentada através de um relatório customizado pela ACCERA totalmente aderente às necessidades da WOW Nutrition. A automatização deste processo reduziu significativamente a quantidade de horas dispendidas com a tarefa diária de criação manual de ordens. O relatório de polpa desenvolvido pela ACCERA auxilia a operação de descongelamento dos tambores de polpa para a formulação, reduzindo assim as perdas de materiais e sincronizando esta atividade com as linhas de produção.

Resultado

004/005

Apoiados em um robusto Plano de Gestão de Projetos, com cronograma, ações e responsabilidades bem definidos, juntamente a aplicação de treinamentos conceituais para nivelamento e treinamento focado nas modelagens de Preactor AP e AS, foram entregues antes do prazo previsto. O Go Live da modelagem Preactor AP foi antecipado em duas semanas, gerando resultados antes mesmo da finalização da modelagem Preactor AS, a qual entrou em produção em agosto de 2015, com uma semana de antecipação, concluindo assim a entrega do fluxo da solução proposto pela equipe ACCERA. 

O retorno para a WOW Nutrition sobre o investimento realizado foi obtido em 6 meses pós implantação e com o sucesso do projeto espera-se que ocorra uma ampliação da solução para o segmento de Diet & Light e Nutrição Infantil. A parceria também proporcionou a aquisição de outra solução para visibilidade da cadeia de distribuição e varejo desenvolvida pela ACCERA, transformando o Preactor em uma peça chave nas relações de negócio.

Depoimento

005/005

Com uma plataforma amigável, flexível e de fácil compreensão, o Preactor “entregou” expectativas de ganhos desde o início do uso. Com a modelagem de AP foi possível gerar cenários com alta velocidade e atualizar informações no processo de S&OP, reduzindo volume de estoques de insumos e produtos acabados com visão de sua vida útil. Além disso, proporcionou a visão de necessidade de materiais gerada no cálculo de MRP. A visão de médio e longo prazo da capacidade possibilitou a redução do uso de uma linha produtiva, reduzindo custos direta e significativamente.

A modelagem AS proporcionou uma visão detalhada da programação, reduzindo o tempo de realização da programação da produção de 48 horas (entrega por linha por SKU, realizado em planilha), para apenas 3 horas (Preactor direto para a produção). As restrições produtivas, bem como as melhores combinações de linhas de envase, capacidade de utilização de tambores de polpa e da sala de mistura, foram claramente apresentadas para análises do usuário. Com o sequenciamento focado em minimização de setup, a programação busca a menor necessidade de setup do tipo CIP.

Ivanildo Alves de Queiroz || Gerente de PPCP || WOW Nutrition

< >

Entre em contato conosco e conheça mais
sobre as nossas soluções e tudo o que
podemos fazer pela sua empresa!


Clique aqui