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Do Bem

Visibilidade e Gestão da Distribuição Visibilidade dos canais direto e indireto




Visibilidade dos canais direto e indireto Empresa

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A fabricante de bebidas e barras de cereais Do Bem escolheu a ACCERA para otimizar sua cadeia de abastecimento e vendas. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil, além de França, Espanha e Portugal, adotou o ACCERA DSI e os serviços de inteligência ACCERA Consulting para gerir estoques e sell out de varejos, no Rio de Janeiro.

Solução

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No projeto, o que a ACCERA entrega é visibilidade: o DSI fica disponível online, permitindo a inserção e consulta de dados a qualquer momento, mas, mais importante do que o sistema, é a consultoria agregada, que analisa as informações e entrega relatórios capazes de melhorar as decisões e otimizar o trabalho da Do Bem desde a gestão de vendas até os promotores dentro dos supermercados.

A inteligência aplicada pela ACCERA possibilita a Do Bem acompanhar, por exemplo, a quantidade de vendas de produtos em cada loja em períodos determinados, categorias de produtos que vendem mais ou menos, produtos parados ou em falta, entre outras informações. Isso facilita o planejamento de vendas e abastecimento, permitindo à fabricante organizar quanto será necessário produzir e entregar para cada cliente do varejo, ou como atendê-los em momentos de pico, como promoções, evitando perda de vendas por falta de mercadorias.

“Melhoramos nossa comunicação com este que é nosso principal cliente no estado, com a maior venda por metro quadrado. Antes, não tínhamos informações deste cliente, hoje, temos todos os dados de que precisamos”, conta Alice Coutinho, Coordenadora de Trade Marketing da Do Bem.

A análise prestada pelos consultores da ACCERA também permite saber, por exemplo, o motivo de algum produto não estar vendendo em determinado varejista. A inteligência aplicada auxilia a equipe a identificar a causa da indisponibilidade em gôndola - se é falta do item no estoque, má exposição da mercadoria, preço, entre outros fatores.

Estas informações são compartilhadas com os promotores de venda da Do Bem, em relatórios diários que são acessados pelo celular. Assim, eles não precisam sequer acessar o sistema DSI para ter os dados e programar suas ações em loja – posicionamento de produtos, avaliação dos estoques, encaminhamento de pedidos de abastecimento a Do Bem etc.

Antes de contratar a ACCERA, a Do Bem não dispunha de análises confiáveis, tão pouco as recebia de modo tão rápido e prático. A empresa utilizava outro sistema para coleta de dados, mas sem o serviço de inteligência agregado era necessário criar planilhas de Excel e verificar informação por informação, gerando filtros manualmente, o que consumia muito tempo e abria a possibilidade de erro.

Resultado

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Hoje, com as análises em mãos, a Do Bem ganhou um aliado à sua estratégia de negócios e crescimento, pois possue mais conteúdo para aumentar o poder de decisão dos gestores, elevou a produtividade dos promotores e o sell out. Além disso, um mês após o início da utilização dos reportes de e-mails automáticos do DSI para seus promotores, o índice de indisponibilidade dos produtos da marca na rede reduziu à quase a metade, incrementando as suas vendas.

No comparativo entre fevereiro de 2015 e o mesmo mês de 2016, o projeto rendeu a Do Bem um aumento de 24,05% nas vendas (+ 17,42% em Reais). Além disso, do ano passado para este houve redução mensal de 32,6% nas perdas de vendas médias. Já em relação à indisponibilidade de produtos, em 2015 a média foi de 9,11% de itens indisponíveis por mês, índice que caiu para 7,89% em 2016 – redução total de 13,41%.

Além de entregar as análises diariamente aos promotores, a ACCERA também fornece um relatório mensal por e-mail com o panorama das lojas, o que possibilita a Do Bem saber em que pontos de venda houve perdas, de quanto foram estas perdas e indicando as oportunidades de crescimento ao seu cliente.

A ACCERA também faz uma reunião mensal com os usuários do DSI na Do Bem para receber o feedback sobre o uso do sistema e dos serviços, verificar demandas e necessidades de melhorias, que são encaminhadas a seu time de desenvolvimento, continuamente empenhado à atualização da ferramenta e das análises prestadas pela consultoria.

Conforme Alice, o atendimento e o serviço prestado pela ACCERA são os principais diferenciais da empresa.

“A equipe é muito acessível, o contato é muito rápido. Também é rápida a entrega de informação, e notamos muita atenção à correção dos dados que chegam”, afirma Alice. “Todas as análises que conseguimos gerar, os relatórios que recebemos, a informação que chega diariamente aos promotores, tudo isso otimiza nosso trabalho e melhora nossos resultados”, complementa.

 O projeto tem sido tão útil para a Do Bem que já existem planos de ampliar a utilização do ACCERA DSI junto a outras redes varejistas com as quais a fabricante trabalha, expandindo o uso para outros estados.

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