Entre em contato:

Telefones
+55 (51) 3081.5300
+55 (11) 3036.5300

Ou mande uma mensagem


Pirelli

Visibilidade e Gestão da Distribuição Estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI)




Estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI) Empresa

001/005

A Pirelli contratou a ACCERA para organizar as ações de reabastecimento de sua rede de revendas no Brasil. O projeto envolve o fornecimento de serviços de inteligência pelos consultores da área de Visibilidade e Distribuição da ACCERA, e a solução ACCERA VMI, que entrega dados organizados e confiáveis para a gestão de estoques e entregas.

 

Desafio

002/005

O objetivo foi garantir que o estoque da rede de revendas autorizadas fosse suprido pelo fornecedor. Antes do trabalho realizado pela ACCERA, as revendas Pirelli encaminhavam pedidos ao fornecedor, que enviava as mercadorias solicitadas somente com base nas informações recebidas, sem ter visibilidade sobre os estoques e, consequentemente, sobre a demanda de reposição de cada revenda.

O projeto apresenta uma peculiaridade que o torna único: tradicionalmente, soluções de VMI são utilizadas para gestão da cadeia de suprimento entre indústria e distribuidores. Neste caso, a aplicação foi feita diretamente ao varejo, uma vez que a Pirelli trabalha com suas revendas, que têm caráter varejista e atacadista simultaneamente. 

Solução

003/005

Para atender às necessidades específicas da Pirelli, a ACCERA realizou uma série de parametrizações no VMI. Inicialmente, o projeto incluiu 4 revendas da bandeira Pneuac, que atuaram como piloto para fornecimento e integração de dados, parametrização do sistema, entendimento da cobertura e comportamento de produtos e da demanda, entre outros processos.

Estudando isso, a ACCERA chegou a um modelo ideal de solução para a Pirelli.

A partir daí, o projeto foi implantado em todas as mais de 30 revendas da bandeira Pneuac, que em seguida se uniu a Campneu, formando a rede Equity, o que somou 104 lojas do próprio grupo Pirelli (não administradas por terceiros).

Na sequência, a bandeira de revendas Abouchar foi incorporada à Equity, somando cerca de 30 lojas caracterizadas pelo porte pequeno, o que demanda reposição de estoque mais frequente e requereu nova parametrização da solução fornecida. Posteriormente, a rede de revendas Caçula Pneus foi englobada pelo projeto, com cerca de 20 lojas.

Com base nos serviços de análise prestados pelos consultores da ACCERA, o projeto permite à Pirelli acompanhar os níveis de estoque e o comportamento da demanda, identificando, a partir de regras e parâmetros pré-estabelecidos, se há risco de algum produto entrar em ruptura. Assim, o fornecedor tem embasamento para enviar a cada revenda exatamente os itens de que está precisando, o que evita que o cliente procure e não encontre qualquer material, minimizando a possibilidade de perda de vendas. 

Resultado

004/005

Com o projeto, a Pirelli potencializou as ações do setor Comercial: com auxílio das análises entregues por meio do ACCERA VMI, os vendedores ficam liberados para alcançarem status de consultores, munidos de dados para aumentar Sell Out, gerir e sugerir campanhas voltadas a aumentar as vendas para o consumidor final.

Com as análises promovidas pelos consultores da ACCERA e entregues por meio de dados qualificados e confiáveis inseridos no VMI, a Pirelli ganhou controle que permitiu adequar as entregas e a produção da fábrica às exatas demandas das revendas, reduzindo de forma drástica o índice de ruptura (falta de produtos) nos estabelecimentos.

Conforme Willian de Almeida Nascimento, gestor de Supply Chain Latin America da Pirelli, as rupturas de produtos de linha A reduziram para apenas 2%. Além disso, as mais de 130 revendas abastecidas pelo ACCERA VMI são as únicas com estoque estabilizado da rede, com média de 45 dias, enquanto as demais possuem de 90 a 120 dias de estoque.

“Com este projeto, aproximamos a indústria das revendas de forma colaborativa (ganha-ganha) e reduzimos LT de entrega, pois foi criada uma planta lógica específica para o VMI, além de reduzirmos o prazo de faturamento dos pedidos de 5 dias para cerca de 1 e criarmos uma gama de produtos para cada tipo de loja”, afirma Nascimento.

       

As análises realizadas pelos consultores e os dados qualificados entregues pelo ACCERA VMI também facilitam a montagem das cargas enviadas pela Pirelli e a gestão da logística de entrega de produtos, já que os dados disponibilizados no sistema também permitem identificar transportadoras que não cumprem o leadtime estabelecido.

“As informações apuradas e analisadas pelos consultores da ACCERA, que recebemos por meio do ACCERA VMI, facilitam a gestão do suprimento de mais de 130 pontos de venda, cada um com um mix de produtos e um comportamento diferente”, destaca André Sousa, Analista de Supply Chain da Pirelli. “Nosso objetivo com este projeto é reduzir cada vez mais os esforços manuais, tornando a gestão da cadeia de suprimento realmente automática desde a venda na ponta até chegada do pedido a Pirelli”, complementa. 

Depoimento

005/005

“Hoje, em torno de 20% de nosso volume de vendas vem pelo ACCERA VMI”

Willian de Almeida Nascimento, gestor de Supply Chain Latin America da Pirelli

< >

Entre em contato conosco e conheça mais
sobre as nossas soluções e tudo o que
podemos fazer pela sua empresa!


Clique aqui