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Roldão

Visibilidade e Gestão da Distribuição Visibilidade dos canais direto e indireto




Visibilidade dos canais direto e indireto Empresa

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Há 16 anos no mercado, a rede Roldão Atacadista possui 27 lojas no estado de São Paulo e emprega mais de 3.500 colaboradores diretos. O mix trabalhado inclui alimentos, bebidas, doces, salgados, descartáveis, itens para festas de aniversário, restaurante, lanchonete, pizzaria, bomboniere, culinaristas, cantina, mercearia, escritórios etc.

Solução

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Por meio do ACCERA DSI, que contempla a coleta e o compartilhamento de dados entre o atacado, o varejo e a indústria, além da consultoria da ACCERA voltada a um direcionamento estratégico através de análises dessas informações, o Roldão passou a receber alertas de indisponibilidade em gôndola e das possíveis causas dessa ruptura contribuindo para tomadas de decisões gerenciais -  identificação de gargalos comerciais, logísticos ou operacionais, por exemplo.

 

Com a solução, os clientes acessam dashboards, mapas e outras ferramentas de entrega de dados qualificados que possibilitam a tomada de decisões mais assertivas, gerando resultados comprovados, como até 50% de redução de rupturas, o que pode representar ganho de vendas, já que o estudo OSA, conduzido pela ACCERA, mostra que mais de 70% dos consumidores muda de supermercado ou de marca ao não encontrar o produto que procura na prateleira, e que a causa de 62,2% da falta de itens em gôndola foi identificada no próprio ponto de venda, associada à falta de reposição ou a estoque virtual não ajustado no inventário.

 

Trazendo visibilidade sobre a disponibilidade de itens em gôndola, a solução da ACCERA também contribui para que o Roldão atenda melhor seu cliente varejista, evitando a falta de produtos nas lojas.

 

Entre outros recursos, o ACCERA DSI é capaz de indicar as principais causas da indisponibilidade de produtos nas gôndolas dos varejos. Com isto, é possível atuar na causa-raiz dos problemas, evitando-os e potencializando as vendas.

 

Trocando em miúdos, ao acompanhar o que o varejo dispõe na prateleira, o atacadista pode decidir melhor que produtos enviar a cada loja, melhorando o mix oferecido ao cliente final e, consequentemente, otimizando as vendas.

 

Para o varejo, saber o que não está na gôndola, mas está em estoque, melhora a execução na loja (organização e reposição de itens, por exemplo) evitando a perda de  vendas.  “Adicionando a colaboração com a indústria, nesse processo, ambos ganham em eficiência, pois O Roldão, por exemplo, terá um olhar voltado as multimarcas comercializadas, enquanto a indústria estará atenta ao desempenho das suas marcas”, destaca Claudia Fajuri, Diretora de Novos Negócios da ACCERA.

 

Resultado

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Incremento de Vendas ao Consumo nos últimos 3 meses levantados (maio, junho e julho de 2016) foi de 9,7%

O gerente de Logística e Abastecimento, Bernardo Barbosa Ibargoyen, afirma que o projeto da ACCERA auxiliou os clientes varejistas.

“Passamos a auxiliar as lojas numa boa operação, zelando pela entrega dos pedidos completos e na data, entendendo o comportamento das nossas lojas e consumidores”, comenta Ibargoyen. 

 

O gerente também destaca o fato de a solução da ACCERA reunir os dados de atacado e varejo em uma mesma plataforma evitando o desalinhamento de informações, colocando todos os entes da cadeia “na mesma página”, o que melhora o entendimento dos dados e leva a decisões e ações mais assertivas. 

 

Fabio Selingrin, diretor de TI, destaca que gerar informação e inteligência para que a rede possa identificar e ajustar os principais pontos nas vendas ao consumo e compras do varejo, visando à satisfação do cliente e aumento das vendas, é o principal ponto do projeto.

 

Somado a tudo isso a participação ativa da indústria potencializa os resultados dessa colaboração. Uma vez que na Plataforma ACCERA DSI indústria e varejo poderão acompanhar dados cuja raiz da informação é do varejo, ambos terão a possibilidade de uma utilização ativa que só tende a ampliar resultados - na execução em loja, nos alertas de pré-ruptura para as equipes de compradores e nas reuniões comerciais com a rede onde todos acessam um mesmo dado validado pelo varejo.

 

Depoimento

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“Possuir uma ferramenta que reproduz as causas e efeitos do sell in e sell out, com visões simples e objetivas, que permitem trilhar e investigar os pontos a serem tratados, de acordo com a estratégia da empresa, é fundamental” Fabio Selingrin, diretor de TI do Roldão.

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