Soluções

Conheças as nossas soluções para Supply and Demand Chain e descubra como podemos lhe ajudar com um atendimento diferenciado e resultados efetivos!

Gestão da Distribuição e Reabastecimento

Para diminuir os níveis de estoques e ampliar o nível de serviço, a ACCERA possui um conjunto de ferramentas voltadas ao Gerenciamento da Distribuição e Reabastecimento. Conheça as nossas soluções para a implantação de iniciativas de VMI (Vendor Managed Inventory) - Estoque Gerenciado pelo Fornecedor e DRP (Distribution Requirements Planning) – Planejamento das Necessidades de Distribuição.


O desafio das empresas:
Cada vez mais o grande desafio das empresas está em visualizar e entender a sua demanda de forma precisa. O correto balanceamento entre demanda e oferta tem sido foco de preocupação de todas as organizações que desejam melhorar a sua acurácia nos planos, otimizando assim os níveis de estoques, reduzindo rupturas, entre tantos outros benefícios.

Como a ACCERA atua:
As soluções de Gestão da Distribuição e Reabastecimento da ACCERA foram concebidas para suportar as principais iniciativas de Supply Chain que visam otimizar e balancear os níveis de estoques ao longo da cadeia:
 

DRP - Planejamento das Necessidades de Distribuição:

Uma solução de DRP é responsável pela definição de 3 decisões:

  • Quando pedir: Significa decidir em que momento deve ser feito um pedido de ressuprimento;
  • Quanto pedir: Significa decidir qual quantidade deve ser enviada em um pedido de ressuprimento;
  • De onde enviar: Significa decidir qual será a origem do ressuprimento para o centro de distribuição, de acordo com a malha logística. 

Objetivos do DRP: 

  • Calcular o estoque de segurança e cobertura de estoques para cada entidade da malha logística
  • Balancear e otimizar os níveis de estoques, avaliando as necessidades de acordo os parâmetros e cálculos estabelecidos.
  • Aumentar o nível de serviço aos clientes, diminuindo as rupturas nos centros de distribuição.
  • Otimizar a logística de distribuição, aproveitando melhor os transportes na malha logística, reduzindo os custos da operação.
  • Automatizar todo o processo de distribuição, reduzindo as atividades operacionais/manuais da equipe, focando em análises gerencias que agregarão maior valor as atividades.

VMI - Estoque Gerenciado pelo Fornecedor:

O VMI propõe a administração conjunta dos estoques entre Cliente e Fornecedor, por meio de mecanismos e políticas de reabastecimento automático. O VMI inverte a lógica usualmente utilizada entre cliente e fornecedor para a reposição de mercadorias, onde é o cliente quem decide quando e quanto comprar do seu fornecedor. Neste modelo a responsabilidade passa para o fornecedor e é embasada por políticas comerciais e algoritmos de ressuprimento e de manutenção de estoques.

 

Objetivos do VMI: 

1

Alinhar os objetivos e metas entre cliente e fornecedor e diminuir a distorção das informações trocadas: para trabalhar de forma colaborativa, cliente e fornecedor devem estar alinhados com os mesmos objetivos e metas, trocando informações diárias sobre alterações da demanda;  

2

Reduzir stock-outs (falta de estoques) e aumentar o nível de serviço aos clientes: o fornecedor mantém o registro diário do nível de inventário do seu cliente e assume a responsabilidade pela disponibilidade dos produtos, reduzindo o a falta de produtos. Com os produtos disponíveis no momento certo e na quantidade adequada, o cliente é melhor atendido e, naturalmente, fica mais satisfeito;  

3

Reduzir o nível de estoques ao longo da cadeia: com a visibilidade das informações através do VMI, o fornecedor é capaz de controlar melhor o estoque do que o seu cliente, que tem produtos de diversos fornecedores para gerenciar. Com isso é possível diminuir o estoque de segurança, uma vez que o fornecedor analisa as informações com mais frequência e com maior detalhe;  

4

Ampliar o volume de vendas e as margens sobre elas: devido à disponibilidade de produtos no momento certo e na quantidade adequada, os clientes sempre encontrarão aquilo que desejam, aumentando o volume das vendas. Além disso, com a redução dos custos de manutenção e gerenciamento dos estoques, a margem sobre cada venda é maior;  

5

Alinhar a produção e a entrega do fornecedor com a real demanda do cliente: o fornecedor se planejará de acordo com as variações de demanda do seu cliente;  

6

Aumentar o resultado individual e global de toda a cadeia: com o aumento das vendas e a redução dos custos, o resultado final é maior para todos.

 

Benefícios do VMI:
Obtenha benefícios reais para a sua empresa e tenha um diferencial competitivo em sua cadeia produtiva:
 

FORNECEDOR:

  • Identificação das campanhas de marketing que dão maiores resultados de forma imediata;
  • Disponibilização de informação para que sejam tomadas ações específicas para aumentar a penetração em todos os eixos de atuação;
  • Aumento das vendas devido à maior disponibilidade de produtos;
  • Redução da variabilidade da demanda e, consequentemente, maior capacidade para realizar uma previsão de vendas;
  • Redução de stock-outs(falta de estoques) e, consequentemente, aumento do nível de serviço ao cliente;
  • Redução do nível de estoques ao longo da cadeia: menos dinheiro parado;
  • Alinhamento da sua produção com a real demanda de seus clientes;
  • Fidelização dos clientes e conquista de novos canais;
  • Ampliação do volume de vendas e das margens sobre elas;

CLIENTE:

  • Aumento das vendas devido à maior disponibilidade de produtos;
  • Maior visibilidade para realizar ações específicas e aumentar o giro em todos os produtos;
  • Maior controle e motivação dos seus vendedores;
  •  Redução de stock-outs(falta de estoques) e, consequentemente, aumento do nível de serviço;
  • Redução do nível de estoques ao longo da cadeia: menos dinheiro parado;
  • Garantia de que o serviço não vai parar por falta de produtos;
  • Atendimento consultivo/gerencial por parte do Fornecedor;
  • Foco na venda e não na gestão dos pedidos de compras/fornecimento. 

Consultorias

Confira as consultorias que fazem parte desta solução:

S&OP Starter Pack

S&OP Starter Pack

Pacote de trabalho no qual os nossos consultores irão elaborar um amplo diagnóstico do atual processo de Planejamento de Demanda da sua empresa.

Sistemas

Conheça os sistemas que compõe esta solução:

Accera DRP

ACCERA DRP

O Accera DRP é uma ferramenta especializada para suportar os processos de Planejamento das Necessidades de Distribuição (Distribution Requirements Planning). Através de poderosos algoritmos, o sistema calcula a quantidade, a origem do envio e o momento do ressuprimento de cada produto.

ACCERA VMI

ACCERA VMI

O VMI é uma prática que promove a administração conjunta de estoque entre Cliente e Fornecedor, por meio de mecanismos de consignação e de controle de reabastecimento simultâneos.

Entre em contato conosco

Para entrar em contato conosco, preencha os campos abaixo: