Entre em contato:

Telefones
+55 (51) 3081.5300
+55 (11) 3036.5300

Ou mande uma mensagem


Release

BIG DATA BRASIL DAY - DESAFIOS DOS CIENTISTAS DE DADOS NO AMBIENTE CORPORATIVO E PERSPECTIVA DE FUTURO


No último dia 26, participei do painel “Desafios dos Cientistas de Dados no Ambiente Corporativo e Perspectiva de Futuro” no evento Big Data Brasil Day, em São Paulo. Um evento muito bem organizado e com um público excelente.

No painel, em conjunto com outros especialistas da área de Big Data, respondemos perguntas elaboradas pela organização do evento e também questões da plateia a respeito da atuação de um cientista de dados dentro das organizações.

Debatemos questões como “o que define um cientista de dados? ”, que foi uma das questões cernes do painel, pois é um papel que une habilidades de um analista de negócio, estatístico e engenheiro de software. Brincamos com a referência do “Unicorn Data Scientist” (link para referência: https://cappra.com.br/2016/03/22/como-se-tornar-um-cientista-de-dados/), pois esse profissional completo é um ser mítico raríssimo

Outro ponto que foi amplamente discutido foi o avanço tecnológico e o Cloud Computing. A grande maioria dos algoritmos que são utilizados em ciência dos dados são antigos, sendo um dos mais recente datado da década de 1990. Hoje, com o poder computacional que temos a disposição, principalmente com a Cloud Computing, conseguimos processar o volume imenso de dados com esses algoritmos já concebidos, e conceber insights valiosos.

Nas perspectivas de futuro da ciência dos dados, conversamos sobre computação quântica e o aproveitamento das informações pessoais que os dispositivos de IoT irão prover, nos trazendo mais dados específicos, para que as organizações consigam ser mais assertivas.

Finalizando, chegamos a uma conclusão que ciência dos dados é uma área para ser conduzida por uma equipe multidisciplinar, uma vez que é necessário o pessoal da Análise de Negócios, para gerar perguntas cruciais que gerem valor para serem respondidas; pessoas especializadas em UX para que consigamos apresentar as análises de maneira eficiente aos usuários; estatísticos e matemáticos para montarmos modelos corretos; e finalmente a equipe de desenvolvimento para o bom aproveitamento das plataformas de computação na nuvem na execução dos algoritmos.


Sobre o Autor

Tomaz  Lago

Tomaz Lago

Desenvolvedor | CTI

Tomaz atua o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação com foco no desenvolvimento de soluções para as plataformas ...

Ver perfil completo